segunda-feira, 17 de agosto de 2009

RELATO DA OFICINA 9 DA UNIDADE 18 DO TP5

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

Professora Formadora – Jadiane Pimentel da Silva

Data – 20/07/09

RELATO DA OFICINA 9 DA UNIDADE 18 DO TP5

Iniciamos mais um encontro de gestaleiros com o objetivo de sistematizar os estudos da unidade 17 e 18 do TP5 e proporcionar algumas reflexões sobre a elaboração do projeto que é uma das propostas do Programa.

A visita do coordenador pedagógico, Maxmiano Meireles, foi de suma importância para dialogar com o grupo sobre a elaboração do projeto, que é uma das avaliações dos cursistas e que faz parte da carga horária de 300hs do Gestar.

Este foi um momento difícil, pois uma boa parte de nossos cursistas estão no período de conclusão da graduação e elaborando o TCC, com isso os mesmos se mostraram aflitos com tantas responsabilidades. Mas conseguimos dialogar de modo a chegar a um entendimento.

Seguimos as atividades com a leitura dos relatos sobre o Avançando na Prática e pude perceber como os cursistas têm inovado essas atividades e proporcionado ao alunado vivências bem mais significativas.

Como o TP5 traz uma discussão sobre estilo, coerência e coesão, fizemos um desfile bastante transado (a exemplo do curso de formação I) onde a turma pode iniciar uma conversa sobre o estilo próprio de cada um: seja no modo de vestir-se, andar, comportar-se e até falar. A partir daí foi possível trazer os conhecimentos abordados na unidade 17 e 18. Vale ressaltar como os cursistas têm se mostrado entusiasmados com a “descoberta” de cada TP. Com o TP5 não foi diferente. Ouço muitas falas como: “O material é ótimo”, “Quando começo a ler não quero parar”, “Gostaria de ter mais tempo para aproveitar mais o material...”.

Enfim, só são elogios aos TPs.

Fizemos também a leitura do texto “Os diferentes estilos” de Paulo Mendes Campos, o qual foi bastante apreciado por todos.

Após uma auto-avaliação e uma avaliação da oficina fiz alguns encaminhamentos e finalizamos mais uma reunião na certeza de que foi muito bom estarmos juntos.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E COORDENADORES DO GESTAR II EM SALVADOR






Sentimento muito bom a expectativa de reencontrar os amigos depois de cinco meses sem vê-los. E então, o grande dia chegou! Com abraços calorosos e muita ansiedade para colocar os assuntos em dia.

Iniciamos os trabalhos na segunda-feira (03/08) saudosos com ausência de nossa querida formadora Carol e por outro lado ficamos também felizes por que tivemos o prazer de conhecer o professor Djalma, o qual foi muito bem aceito pelo grupo.

Nosso primeiro dia de encontro foi destinado aos relatos das experiências dos formadores em suas respectivas cidades. Foi possível notar que felizmente todos os gestaleiros que representam os Municípios estão bem adiantados na execução das oficinas e bastante entusiasmados com as experiências. Tivemos relatos euforicos de formadores que estão investindo seriamente no GESTAR. Infelizmente, por outro lado, os formadores do Estado ainda estão iniciando as oficinas introdutórias.

É um pouco desconfortante as discrepâncias entre Município e Estado. Teriam eles privilégios? Não sei como algumas coisas funcionam, mas realmente me incomodam.

Já nosso segundo dia de formação foi destinado à compreensão do TP6. Tivemos discussões bastante proveitosas sobre argumentação e contra argumentação onde foi possível a aplicação de atividades que dinamizaram o curso. As estratégias utilizadas pelo professor formador têm sido interessantes e com certeza em muito nos ajudará no planejamento das oficinas com nossos cursistas.

Enfim, ainda é terça-feira e temos alguns dias pela frente de formação... Vamos em frente.


Continuação...


Em nosso terceiro dia de atividades pudemos terminar de assistir ao documentário “O povo brasileiro” e logo após iniciamos uma discussão interessante sobre como nossa cultura foi influenciada por uma diversidade cultural enorme e como carregamos essa herança até os dias atuais.

Gostei muito de como o professor formador conduziu esta formação dando uma explanação geral de todo o material dos Tps 1, 2, 6. Pois me possibilitou um embasamento teórico muito significativo para compreender alguns assuntos trazidos pelo material. Discutimos com nossa gramática tem se tornado um pouco obsoleta tendo em vista que muitos gramáticos insistem em trazer conceitos que a sociedade já aboliu e que não se faz mais uso. Mas infelizmente tem muitos professores que fecham os olhos para essa realidade e continuam legitimando “verdades” ultrapassadas, pois para estes a gramática é um livro sagrado e incontestável. Por mais que isso pareça absurdo temos muitos desses profissionais.

Tivemos contato durante todos os dias a vídeos interessantes como: Assalto, Chico Bento em: na roça é diferente, tree tronco, entre outro. Todos estes vídeos dinamizaram em muito o curso. Mas teve um em especial que gostei muito – Línguas. Um documentário que nos trouxe uma visão ampla dos povos que falam o português e de como esta língua está espalhada pelos quatro cantos do mundo. Fiquei em especial emocionada com a fala de um menino, se não me engano africano, ao constatar que sua namorada estar grávida ele diz: “Vou ter um fruto. Por um lado é bom, por outro é ruim. Bom porque vou ter um fruto meu, mas plantei uma árvore sem água para regar”. A constatação da pobreza não apaga a esperança de que as coisas podem melhorar.

Com certeza esta foi uma semana bastante proveitosa e quase nem sentir cansaço, pois tudo aconteceu de forma bem prazerosa.

Voltamos pra casa eufóricos com um turbilhão de ideias para colocá-las em prática e já saudosos dos amigos que não serão vistos durante os próximos três meses.





quinta-feira, 30 de julho de 2009

RELATO DA OFICINA 8 DA UNIDADE 16 DO TP4

Iniciamos os trabalhos do dia falando com Deus. Em uma oração agradecemos as graças recebidas todos os dias e pedimos bênçãos ao bom Deus.

Demos continuidade aos trabalhos cantando a vida e o amor, pois dizem que a música é excelente terapia e antídoto para toda mazela que há. É preciso viver cada emoção na certeza de que: “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia...”.

Empolgados com a musicalidade os cursistas deram inicio a leitura dos relatos do Avançando na Prática. Durante esses relatos fica evidente como alguns desses nossos alunos resistem à produção textual, mesmo assim, nossos professores têm relato vivências bem significativas.

No quarto momento iniciamos a socialização dos conhecimentos acerca dos estudos realizados durante a quinzena da unidade 15 e 16 do TP5. Fizemos à leitura do texto de referência: “Por que meu aluno não lê?” esse foi o eixo desencadeador da discussão sobre o processo de leitura e escrita. Mesmo nem todos os cursistas fazendo a leitura integral das duas unidades, segundo alguns deles devido ao curto período de tempo, quinze dias, pois é muita coisa para abarcar, como: material do Prova Brasil, Gestar, ementa da escola, tema gerador da escola, sem falar que a maioria está terminando a graduação e tendo que finalizar o TCC, estas têm sido reclamações constantes dos mesmos, nós conseguimos discutir bastante sobre a temática das duas unidades.

Dando continuidade partimos para execução de atividades sugeridas na oficina 8 da unidade 16. Como o grupo gostou muito do tema gerador do TP3 – Trabalho – esta foi uma boa oportunidade para retomar alguns conceitos. Então, cada grupo redigiu um pequeno texto de propaganda e planejaram seqüências de aulas para serem desenvolvidas em sala.

Ao avaliar as oficinas o grupo tem se mostrado bastante satisfeito, pois esses momentos não tem sido simplesmente a discussão do material dos TPs, mas como disse uma cursista:

“As oficinas devem continuar assim...

Compartilhando / ouvindo / expondo...

Estamos fazendo grupoterapia.

Sensacional!!”.

terça-feira, 14 de julho de 2009

RELATO DA OFICINA 7 DA UNIDADE 13 E 14 DO TP4













Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

Professora Formadora – Jadiane Pimentel da Silva

Data – 15/06/09


RELATO DA OFICINA 7 DA UNIDADE 14 DO TP4



Ao iniciar a oficina 7 sugerir que alguém se dispusesse a fazer o relato do dia, e então, o professor Antonio Jobson Nunes Martins se prontificou a escrever:

Na nossa última oficina do Projeto Gestar II, aconteceu na noite do dia 15 de junho do ano em curso. Ao menos nesse detalhe, farei-me preciso... De resto, imprimirei registros que a minha lembrança tateou no vagar do que fora a mim significativo.

Nosso encontro iniciou-se com a já habitual “rodinha avaliativa”, diria que práxis do projeto, uma vez que nos possibilita revisitar leituras, supostamente, transcorridas no decorrer do processo. Dessa vez, aproveitando-se do contexto junino, a nossa condutora Jadiane trouxe o jogo de adivinhações, o qual muito bem acolhido pelo grupo. Resalta-se aqui, a participação efusiva de nosso colega Anselmo, competitivo, o rapaz acresce as brincadeiras, um tom bastante lúdico.

Quebrando o gelo, fizemos uma recapitulação do que fora lido no TP4 unidade 13 e 14. Travamos uma rica discussão sobre o conceito de letramento, em contrapartida, lamentava-nos o fato, ainda de nossos alunos, de um modo geral, encontrarem-se aquém dessa proposta. Apreciamos slides, os quais traziam textos ou práticas de escritas fora do contexto escolar. Uma escrita ”tortuosa” e arbitraria as regras, porém, pragmática. Outros, no entanto, traziam uma linguagem de improviso, por não dizer, criativa. Dessa leiturização, concluímos que se faz necessário explorarmos, enquanto educadores, todas as manifestações de linguagens no contexto escolar, assim, estaremos possibilitando ao nosso aluno, ler o mundo na sua diversidade...

Em meio, a vã e útil filosofia pedagógica, acaloramo-nos no fulgor do enredo junino. Assim, partilhamos as comidas típicas e o doce licor. Mesmo diante da fartura, todos foram comedidos, pois precisávamos retomar a oficina. E a última proposta deu-se com a produção de um trabalho em grupo, em que deveríamos traçar estratégias, e procedimentos, a fim de se explorar o texto: “Cidadezinha qualquer”, do poeta Carlos Drummond de Andrade. Cada equipe era avaliada pelas outras, quando apresentava sua proposta. Todos foram felizes nas suas propostas, raro em alguns pontos. Destaca-se aí, a maturidade dos grupos em tecer criticas construtivas.

No mais, a nossa condutora deu alguns informes sobre os próximos estudos que seriam realizados em casa pelos cursistas e esclarecimentos sobre alguns indicativos levantados em nossa última reunião.


Produção textual de alunos: experiências com o Avançando na Prática


Os textos a seguir são produções de alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade Avançando na Prática foi sugerida no TP4 unidade 13 página 50. As reproduções foram, abaixo, escritas, fielmente como os alunos escreveram.

Produção de Convites:

Convite 1:

Professora Cursista: Marizete Andrade Santos

Aluna: Iracy

Estou convidando os forrozeiros do nosso município para comparecer ao um evento danado de bom no colégio Zélia de Brito que acontecerá as 13:00 horas no dia 19 de junho.

Vendo que nosso rico e tradicional São João está prestes a entrar no esquecimento, tentaremos resgata-lo, fazendo um grande arraiá. Com comidas típicas: hum! De dar água na boca; brincadeiras divertidas, para os casais mal resolvido, tem a dança da laranja, que vai dar um empurrãozinho; Ah! Sem esquecer do forrozinho arretado de bom!

Será que o noivo dessa vez vai se arriar de medo do pai de sua prometida. Sei não!

Dessa vez a asa branca vai bater asas pra vim, forrozear com nós. Então faça como asa branca vem se divertir também.

Oxênte! Já ia me esquecendo do balaio, compre um bilhete e concorra a uma bela cesta básica.

Eu garanto que nessa tarde, vocês vão se sentir seus pais, no passado quando freqüentavam esses arraiás em que só tocava o eterno forró pé de Serra; Eu acho que não vai ser difícil resgatar essa tradição, pois vocês vão entrar no clima de São João e dançar, arrastando os pés no chão.

Arrume seu parceiro e venha pra essa festa!


Convite 2:

Professor(a) Cursista: Maria Cidileia Correia Pimentel

Alunas: Bianca e Nathércia



Olá minha gente

Olá meu perçoá

Vem com nois comemorá

Um São João

Bom pra retá

Vai ter cumida típica
E fulia pra nois brincar
E é no quentim e no gostoso

Que nois vamo dançar.


Vai ter um forrozim

Pra nois forrozeá

As 7:30 no Zélia é

Que nois vai se encontrar.









sexta-feira, 26 de junho de 2009

RELATO DA OFICINA 6 DA UNIDADE 12 DO TP3





Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

Professora Formadora – Jadiane Pimentel da Silva

Data – 01/06/09



RELATO DA OFICINA 6 DA UNIDADE 12 DO TP3



Como sempre, nosso ponto de encontro do Gestar é na Escola Municipal Zélia de Brito Moreira Ramiro e a reunião iniciou com a leitura de um texto nos proporcionando uma reflexão sobre qual o nosso real tamanho. Somos gigantes ou pequeninos diante das situações a que somos expostos diariamente?

Entendendo que precisamos organizar nossas produções elaboradas durante todo o ano e que seremos também avaliados durante o processo, traçamos caminhos para organização do portfólio. Iniciamos ouvindo a música “A estrada” de Cidade Negra a partir da qual desencadeou uma discussão acerca de conceitos de portfólio e como essa nova perspectiva de avaliação prima pela autonomia além de encorajar a reflexão e uma auto-avaliação. Definimos também os critérios pelos quais serão avaliados os portfólio.

Demos seguimento aos trabalhos socializando as opiniões sobre os estudos realizados da unidade 11 e 12 do TP3 durante a quinzena. Para esse momento da oficina fizemos uma roda de conversa onde utilizamos uma caixa recheada de textos para discutir sobre os tipos textuais e a inter-relação entre gêneros e tipos textuais.

Os professores cursistas fizeram as leituras dos relatos das experiências vivenciadas com a aplicação do Avançando na Prática e quais foram às facilidades e dificuldades encontradas com a atividade escolhida por eles. Seguindo a sugestão da oficina 6 da unidade 12 do TP3 os professores formaram grupos para a leitura do texto de Jô Soares e formularam argumentos, uma parte do grupo, que justificava que se tratava de um exercício de redação escolar e a outra parte do grupo enumerou argumentos que mostrava não se tratar de um exercício escolar.

Finalizamos o encontro com uma auto-avaliação e alguns encaminhamentos de leituras da quinzena.





domingo, 14 de junho de 2009

RELATO DA OFICINA 5 DA UNIDADE 10 DO TP3




Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

Professora Formadora – Jadiane Pimentel da Silva

Data – 11/05/09



RELATO DA OFICINA 5 DA UNIDADE 10 DO TP3

O ritmo frenético que vivemos hoje na chamada sociedade moderna tem feito de nós pessoas cada vez mais solitárias e isoladas. Pra tudo nos falta tempo, até para conhecer um pouquinho o colega com o qual convivemos durante todo o ano letivo. E nos casos extremos esquecemos até dos cumprimentos básicos: bom dia! Como vai? Tudo bem? Um abraço, um beijo fraterno, entre outros comportamentos que nos torna seres civilizados e educados.

Preocupada com a falta de estreitamentos afetivos propus iniciarmos as atividades com uma ação simples: a entrega da rosa. Uma rosa feita de guardanapo e canudo deveria ser entregue para um dos participantes com o qual a pessoa tivesse menos afinidade e que quisesse se aproximar por algum motivo. É fácil nos doarmos para aqueles que amamos e quando propomos fugir um pouco do que é convencional e esperado mexemos com sentimentos às vezes até desconhecidos. A simples rosa ganha novo significado.

Demos seguimento aos trabalhos socializando as opiniões e dificuldades encontradas nos estudos feitos da unidade 9 e 10 do TP3. Os professores gostaram muito do tema gerador da unidade: trabalho. As discusões giraram em torno do argumento de que a falta de perspectivas e de objetivos de vida de nossos alunos pode ser uma das causas da falta de compromisso com os estudos. Esta foi uma discusão bem participativa. Conversamos também sobre os gêneros textuais e todos puderam expor suas ideias.

Fizemos também durante o encontro a apreciação da música “Construção” de Chico Buarque de Holanda (a música está na página 71 da unidade 10 do TP3). Ouvimos, refletimos a letra, o contexto e partilhamos o que sabíamos sobre o autor além de reflexões sobre o gênero em estudo.

O momento de socializar as experiências vivenciadas com o Avançando na Prática foi um dos momentos mais emocionantes da noite. Todo o grupo fez a escolha do Avançando que propunha conhecer a estrutura da biografia, pesquisar biografias de diferentes pessoas e que o aluno elaborasse sua própria biografia ou de alguém importante da escola ou da comunidade que eles moravam. Ao relatar o vivido alguns desses professores se emocionaram, pois descobriram que não conheciam seus alunos e a dura realidade que vivem alguns deles. Essa atividade, como disse um dos professores, nos proporcionou uma grande reflexão sobre nossa práxis.

Exercitando a transposição didática os professores fizeram a escolha de um dos textos sugeridos na oficina 5 da unidade 10 do TP3 e planejaram atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando a caracterização e classificação dos gêneros textuais que os exemplos realizam.

Finalizamos a reunião com uma avaliação da oficina e uma auto-avaliação além de alguns encaminhamentos de estudos para quinzena.

Esta foi uma noite muito especial por tudo que vivemos juntos: cursistas e formador.

RELATO DA OFICINA INTRODUTÓRIA II










Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

Professora Formadora – Jadiane Pimentel da Silva

Data – 27/04/09

Relato da Oficina Introdutória II



Após um período de divulgação do projeto junto à comunidade escolar em todas as escolas de 5ª a 8ª ou (6º ao 9º ano) demos início na última segunda-feira dia 27/04/2009 as oficinas do programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II de Língua Portuguesa com os professores da área.

Num primeiro momento fizemos um trabalho de sensibilização com a dinâmica “Minha vida pelas figuras”, onde pudemos conhecer um pouco melhor as experiências de nossos professores na atuação profissional ao longo de sua trajetória profissional. Dando seguimento aos trabalhos nossos professores receberam um presente bastante carinhoso: o kit de material de estudos – TPs e AAAs junto com o texto “Livros são presentes”, uma paródia do poema “Pessoas são presentes”. Este foi um momento bastante significativo devido à ansiedade deles em conhecer, manusear e se debruçar sobre o material.

Socializamos as propostas pedagógicas do Gestar II assim como a ementa dos TPs 3, 4, e 5. Foi possível também entender a estrutura dos TPs, e fazer alguns encaminhamentos para a próxima oficina.

Foi um pouco conflituoso esse momento de encaminhamentos de estudos, pois os professores se assustaram um pouco com o tempo que será destinado aos estudos individuais e aplicação de atividades.

Durante as conversas nossos professores se mostraram bastante desestimulados e cansados da realidade de nossas salas de aulas: alto índice de repetência, desinteresse, indisciplina, abandono, entre outros problemas reais enfrentados no cotidiano escolar. Alguns desses profissionais da educação precisam urgentemente elevar sua alta estima e redescobrir o prazer e a delícia de ensinar.

Foi feito também uma atividade diagnostica para evidenciarmos quais reais expectativas dos professores sobre o Programa e, podermos assim, dando formas ao programa em nosso município.

Mas em fim, os primeiros passos foram dados na esperança de podermos juntos enveredar por caminho diversos e controversos, e sempre alimentados pelo desejo de fazer diferente em nosso contexto sócio-educativo.