domingo, 14 de junho de 2009

RELATO DA OFICINA 5 DA UNIDADE 10 DO TP3




Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

Professora Formadora – Jadiane Pimentel da Silva

Data – 11/05/09



RELATO DA OFICINA 5 DA UNIDADE 10 DO TP3

O ritmo frenético que vivemos hoje na chamada sociedade moderna tem feito de nós pessoas cada vez mais solitárias e isoladas. Pra tudo nos falta tempo, até para conhecer um pouquinho o colega com o qual convivemos durante todo o ano letivo. E nos casos extremos esquecemos até dos cumprimentos básicos: bom dia! Como vai? Tudo bem? Um abraço, um beijo fraterno, entre outros comportamentos que nos torna seres civilizados e educados.

Preocupada com a falta de estreitamentos afetivos propus iniciarmos as atividades com uma ação simples: a entrega da rosa. Uma rosa feita de guardanapo e canudo deveria ser entregue para um dos participantes com o qual a pessoa tivesse menos afinidade e que quisesse se aproximar por algum motivo. É fácil nos doarmos para aqueles que amamos e quando propomos fugir um pouco do que é convencional e esperado mexemos com sentimentos às vezes até desconhecidos. A simples rosa ganha novo significado.

Demos seguimento aos trabalhos socializando as opiniões e dificuldades encontradas nos estudos feitos da unidade 9 e 10 do TP3. Os professores gostaram muito do tema gerador da unidade: trabalho. As discusões giraram em torno do argumento de que a falta de perspectivas e de objetivos de vida de nossos alunos pode ser uma das causas da falta de compromisso com os estudos. Esta foi uma discusão bem participativa. Conversamos também sobre os gêneros textuais e todos puderam expor suas ideias.

Fizemos também durante o encontro a apreciação da música “Construção” de Chico Buarque de Holanda (a música está na página 71 da unidade 10 do TP3). Ouvimos, refletimos a letra, o contexto e partilhamos o que sabíamos sobre o autor além de reflexões sobre o gênero em estudo.

O momento de socializar as experiências vivenciadas com o Avançando na Prática foi um dos momentos mais emocionantes da noite. Todo o grupo fez a escolha do Avançando que propunha conhecer a estrutura da biografia, pesquisar biografias de diferentes pessoas e que o aluno elaborasse sua própria biografia ou de alguém importante da escola ou da comunidade que eles moravam. Ao relatar o vivido alguns desses professores se emocionaram, pois descobriram que não conheciam seus alunos e a dura realidade que vivem alguns deles. Essa atividade, como disse um dos professores, nos proporcionou uma grande reflexão sobre nossa práxis.

Exercitando a transposição didática os professores fizeram a escolha de um dos textos sugeridos na oficina 5 da unidade 10 do TP3 e planejaram atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando a caracterização e classificação dos gêneros textuais que os exemplos realizam.

Finalizamos a reunião com uma avaliação da oficina e uma auto-avaliação além de alguns encaminhamentos de estudos para quinzena.

Esta foi uma noite muito especial por tudo que vivemos juntos: cursistas e formador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário