domingo, 14 de junho de 2009

RELATO DA OFICINA INTRODUTÓRIA II










Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

Professora Formadora – Jadiane Pimentel da Silva

Data – 27/04/09

Relato da Oficina Introdutória II



Após um período de divulgação do projeto junto à comunidade escolar em todas as escolas de 5ª a 8ª ou (6º ao 9º ano) demos início na última segunda-feira dia 27/04/2009 as oficinas do programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II de Língua Portuguesa com os professores da área.

Num primeiro momento fizemos um trabalho de sensibilização com a dinâmica “Minha vida pelas figuras”, onde pudemos conhecer um pouco melhor as experiências de nossos professores na atuação profissional ao longo de sua trajetória profissional. Dando seguimento aos trabalhos nossos professores receberam um presente bastante carinhoso: o kit de material de estudos – TPs e AAAs junto com o texto “Livros são presentes”, uma paródia do poema “Pessoas são presentes”. Este foi um momento bastante significativo devido à ansiedade deles em conhecer, manusear e se debruçar sobre o material.

Socializamos as propostas pedagógicas do Gestar II assim como a ementa dos TPs 3, 4, e 5. Foi possível também entender a estrutura dos TPs, e fazer alguns encaminhamentos para a próxima oficina.

Foi um pouco conflituoso esse momento de encaminhamentos de estudos, pois os professores se assustaram um pouco com o tempo que será destinado aos estudos individuais e aplicação de atividades.

Durante as conversas nossos professores se mostraram bastante desestimulados e cansados da realidade de nossas salas de aulas: alto índice de repetência, desinteresse, indisciplina, abandono, entre outros problemas reais enfrentados no cotidiano escolar. Alguns desses profissionais da educação precisam urgentemente elevar sua alta estima e redescobrir o prazer e a delícia de ensinar.

Foi feito também uma atividade diagnostica para evidenciarmos quais reais expectativas dos professores sobre o Programa e, podermos assim, dando formas ao programa em nosso município.

Mas em fim, os primeiros passos foram dados na esperança de podermos juntos enveredar por caminho diversos e controversos, e sempre alimentados pelo desejo de fazer diferente em nosso contexto sócio-educativo.




Um comentário:

  1. A dinâmica da minha vida pelas figuras é muito legal, não é? Você escreve bem e as oficinas estão otimamente descritas, detalhadas com as fotos, mas acho que você precisa destacar mais criticamente os comportamentos dos colegas, os efeitos das oficinas na sala de aula e nos próprios professores e, também, as dúvidas e anseios com relação aos conteúdos, certo?

    Beijo beijo

    ResponderExcluir