sexta-feira, 26 de junho de 2009

RELATO DA OFICINA 6 DA UNIDADE 12 DO TP3





Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

Professora Formadora – Jadiane Pimentel da Silva

Data – 01/06/09



RELATO DA OFICINA 6 DA UNIDADE 12 DO TP3



Como sempre, nosso ponto de encontro do Gestar é na Escola Municipal Zélia de Brito Moreira Ramiro e a reunião iniciou com a leitura de um texto nos proporcionando uma reflexão sobre qual o nosso real tamanho. Somos gigantes ou pequeninos diante das situações a que somos expostos diariamente?

Entendendo que precisamos organizar nossas produções elaboradas durante todo o ano e que seremos também avaliados durante o processo, traçamos caminhos para organização do portfólio. Iniciamos ouvindo a música “A estrada” de Cidade Negra a partir da qual desencadeou uma discussão acerca de conceitos de portfólio e como essa nova perspectiva de avaliação prima pela autonomia além de encorajar a reflexão e uma auto-avaliação. Definimos também os critérios pelos quais serão avaliados os portfólio.

Demos seguimento aos trabalhos socializando as opiniões sobre os estudos realizados da unidade 11 e 12 do TP3 durante a quinzena. Para esse momento da oficina fizemos uma roda de conversa onde utilizamos uma caixa recheada de textos para discutir sobre os tipos textuais e a inter-relação entre gêneros e tipos textuais.

Os professores cursistas fizeram as leituras dos relatos das experiências vivenciadas com a aplicação do Avançando na Prática e quais foram às facilidades e dificuldades encontradas com a atividade escolhida por eles. Seguindo a sugestão da oficina 6 da unidade 12 do TP3 os professores formaram grupos para a leitura do texto de Jô Soares e formularam argumentos, uma parte do grupo, que justificava que se tratava de um exercício de redação escolar e a outra parte do grupo enumerou argumentos que mostrava não se tratar de um exercício escolar.

Finalizamos o encontro com uma auto-avaliação e alguns encaminhamentos de leituras da quinzena.





Nenhum comentário:

Postar um comentário