Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa
Professora Formadora – Jadiane Pimentel da Silva
Data – 20/07/09
RELATO DA OFICINA 9 DA UNIDADE 18 DO TP5
Iniciamos mais um encontro de gestaleiros com o objetivo de sistematizar os estudos da unidade 17 e 18 do TP5 e proporcionar algumas reflexões sobre a elaboração do projeto que é uma das propostas do Programa.
A visita do coordenador pedagógico, Maxmiano Meireles, foi de suma importância para dialogar com o grupo sobre a elaboração do projeto, que é uma das avaliações dos cursistas e que faz parte da carga horária de 300hs do Gestar.
Este foi um momento difícil, pois uma boa parte de nossos cursistas estão no período de conclusão da graduação e elaborando o TCC, com isso os mesmos se mostraram aflitos com tantas responsabilidades. Mas conseguimos dialogar de modo a chegar a um entendimento.
Seguimos as atividades com a leitura dos relatos sobre o Avançando na Prática e pude perceber como os cursistas têm inovado essas atividades e proporcionado ao alunado vivências bem mais significativas.
Como o TP5 traz uma discussão sobre estilo, coerência e coesão, fizemos um desfile bastante transado (a exemplo do curso de formação I) onde a turma pode iniciar uma conversa sobre o estilo próprio de cada um: seja no modo de vestir-se, andar, comportar-se e até falar. A partir daí foi possível trazer os conhecimentos abordados na unidade 17 e 18. Vale ressaltar como os cursistas têm se mostrado entusiasmados com a “descoberta” de cada TP. Com o TP5 não foi diferente. Ouço muitas falas como: “O material é ótimo”, “Quando começo a ler não quero parar”, “Gostaria de ter mais tempo para aproveitar mais o material...”.
Enfim, só são elogios aos TPs.
Fizemos também a leitura do texto “Os diferentes estilos” de Paulo Mendes Campos, o qual foi bastante apreciado por todos.
Após uma auto-avaliação e uma avaliação da oficina fiz alguns encaminhamentos e finalizamos mais uma reunião na certeza de que foi muito bom estarmos juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário