quinta-feira, 30 de julho de 2009

RELATO DA OFICINA 8 DA UNIDADE 16 DO TP4

Iniciamos os trabalhos do dia falando com Deus. Em uma oração agradecemos as graças recebidas todos os dias e pedimos bênçãos ao bom Deus.

Demos continuidade aos trabalhos cantando a vida e o amor, pois dizem que a música é excelente terapia e antídoto para toda mazela que há. É preciso viver cada emoção na certeza de que: “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia...”.

Empolgados com a musicalidade os cursistas deram inicio a leitura dos relatos do Avançando na Prática. Durante esses relatos fica evidente como alguns desses nossos alunos resistem à produção textual, mesmo assim, nossos professores têm relato vivências bem significativas.

No quarto momento iniciamos a socialização dos conhecimentos acerca dos estudos realizados durante a quinzena da unidade 15 e 16 do TP5. Fizemos à leitura do texto de referência: “Por que meu aluno não lê?” esse foi o eixo desencadeador da discussão sobre o processo de leitura e escrita. Mesmo nem todos os cursistas fazendo a leitura integral das duas unidades, segundo alguns deles devido ao curto período de tempo, quinze dias, pois é muita coisa para abarcar, como: material do Prova Brasil, Gestar, ementa da escola, tema gerador da escola, sem falar que a maioria está terminando a graduação e tendo que finalizar o TCC, estas têm sido reclamações constantes dos mesmos, nós conseguimos discutir bastante sobre a temática das duas unidades.

Dando continuidade partimos para execução de atividades sugeridas na oficina 8 da unidade 16. Como o grupo gostou muito do tema gerador do TP3 – Trabalho – esta foi uma boa oportunidade para retomar alguns conceitos. Então, cada grupo redigiu um pequeno texto de propaganda e planejaram seqüências de aulas para serem desenvolvidas em sala.

Ao avaliar as oficinas o grupo tem se mostrado bastante satisfeito, pois esses momentos não tem sido simplesmente a discussão do material dos TPs, mas como disse uma cursista:

“As oficinas devem continuar assim...

Compartilhando / ouvindo / expondo...

Estamos fazendo grupoterapia.

Sensacional!!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário