segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

RELATO DA OFICINA 14 DA UNIDADE 4 DO TP 1








Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

Professora Formadora – Jadiane Pimentel da Silva

Data – 26/10/09


No dia 26/10/09 foi realizado o último encontro de sistematização do TP1. Iniciamos as atividades massageando o ego e a alma com a dinâmica “garrafa do elogio” que consistia em girar a garrafa e dependendo pra onde a boca da mesma parasse a pessoa a qual o fundo da garrafa parou teria que apontar uma qualidade da pessoa dentro do grupo. Essa dinâmica nos possibilitou um momento ímpar: alegrias, descobertas, timidez, em fim, muitas emoções...

Para sistematizar e socializar os estudos feitos das unidades 3 e 4 do TP1 fizemos uma divisão de grupos onde cada um destacou o foco conceitual da unidade e o foco relacional com sua sala de aula. É pertinente observar que quando trazemos uma metodologia diferente para socializarmos o conteúdo à discussão rende bem mais além de ser mais participativa.

Exercitamos também a transposição didática a partir do planejamento de atividades de leitura e produção textual do texto “A língua”.

No quarto momento da oficina os cursistas relataram sobre as experiências com os Avançando na Prática. Esses relatos evidenciam a satisfação dos professores com a aplicação dessas atividades, pois são atividades significativas para os alunos o que desencadeia um bom resultado.

As avaliações das oficinas têm sido bastante satisfatórias o que tem me deixado feliz e entusiasmada com o trabalho.

Finalizamos a oficina com alguns encaminhamentos para os próximos estudos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário