quarta-feira, 2 de setembro de 2009

RELATO DA OFICINA 10 DA UNIDADE 20 DO TP5





















A oficina de fechamento do TP5 foi preparada com muito carinho, pois nós não tínhamos ainda entregado todo o material do Programa (TPs e AAAs 6, 1, 2) por isso fizemos um carinho para os cursistas embrulhando mais uma vez o material e os entregamos em forma de presente. Quando os professores se sentam na cadeira de estudante se comportam da mesma maneira que qualquer aluno. “Aluno” são iguais não importa a idade. Todos ficaram curiosos e ansiosos pelo recebimento do “presente”. São pequenos mimos como esse que tem feito à diferença em nossas reuniões.

Cantamos a vida e as pessoas com a música “Gente Linda” do diácono Nelsinho Corrêa a qual nos proporcionou uma bela reflexão sobre viver bem cada momento sem medo de sofrer ou desanimar e sempre amar, amar... Como o veleiro ama o vento... Como é bom amar a vida!

Demos seguimento aos trabalhos com os relatos das experiências com o Avançando na Prática e quais os resultados obtidos com essas aplicações. Nossos professores têm se identificado bastante com estas atividades, pois as mesmas têm resignificado à prática desses doscentes.

Socializamos os estudos feitos da unidade 19 e 20 e discutimos sobre a necessidade de se compreender que é da harmonia entre os fatores que integram um texto que ganhamos a qualidade da comunicação daí faz-se necessário que trabalhemos com as marcas de coesão e as relações lógicas no texto. Discutir esses temas com nossos cursistas torna-se um dialogo bastante enriquecedor em virtude dos mesmos terem bastante conhecimento sobre o assunto. O grupo em sua maioria já tem graduação em Letras ou estão terminando o curso.

Nestas duas unidades os Avançando na Prática ficaram um pouco repetitivos em relação aos Avançando das unidades anteriores. Como a coesão é parceira da coerência nos objetivos de fazer um texto ter sentido as atividades ficaram bem parecidas. Talvez fosse o caso de não haver uma separação entre os dois conteúdos. É apenas uma sugestão ou observação.

Como foi sugerido na oficina 10 do TP5 formamos grupos para a tarefa de produzir um texto publicitário fazendo uso de linguagem verbal e não verbal. Após a produção, cada grupo apresentou para os colegas o que foi produzido e discutimos sobre a construção das significações e seus efeitos no poder de convencimento atingido.

Cada cursista fez uma auto-avaliação e uma avaliação do encontro. Finalizamos a reunião com alguns encaminhamentos para o próximo encontro sobre a leitura da unidade 21 e 22 do TP6 e fiz alguns agendamentos de visitas pedagógicas e apresentei aos cursistas a prova diagnóstica de entrada, a qual por sinal, chegou muitíssima atrasada o que provocou algumas reações de desconforto por parte de alguns.






Nenhum comentário:

Postar um comentário