segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RELATO DA OFICINA 12 DA UNIDADE 24 DO TP6













Foi num clima descontraído e de muita interação que iniciamos nosso encontro com duas atividades lúdicas: a primeira foi uma entrevista cantada em que fazemos uso de músicas para responder questionamentos feitos pelo condutor à outra atividade envolveu concentração e rapidez com os números. A aplicação das duas atividades foi bem aceita por nossos cursistas, pois são nessas oportunidades de brincadeiras que deixamos florir a criança que mora em nós.

As discussões acerca das leituras feitas na unidade 23 e 24 do TP6 foram bastante enfáticas e contrarias ao ponto de vista da autora sobre literatura para adolescentes. A autora defende que não devemos em nosso planejamento direcionar os trabalhos para que nossos alunos façam, todos, a leitura do mesmo livro, pois assim, estaremos impondo, talvez, o nosso gosto de leitores. Isto inquietou bastante o grupo, pois acharam à metodologia defendida pela professora inviável, assim como, inconsistente seus argumentos sobre como trabalhar com literatura para adolescente.
Seguindo a proposta do TP planejamos atividades de leitura literária para adolescentes e em seguida refletimos sobre as vivências com o Avançando na Prática, este que é um momento de deleite para todos.
Encerramos com uma avaliação, auto-avaliação e alguns encaminhamentos.

Acompanhamento Pedagógico

Em visita a escola Municipal Zélia de Brito Moreira Ramiro no dia 21/09/09 pude acompanhar a aula da professora Marizete Andrade Santos. A referida professora promoveu um espaço de discussão em grupo sobre o uso de gírias pelos adolescentes, o que nos oportunizou um debate bastante interativo e rico em aprendizagem. Os alunos trouxeram de casa uma pesquisa que já tinha sido solicitada pela professora sobre as gírias mais utilizadas em cada comunidade, tendo em vista que os grupos de estudantes são de localidades diferentes, isto possibilitou uma troca de experiência muito significativa.

A atividade aplicada foi o Avançando na prática da página 141 Unidade 23 do TP6.

Fico muito feliz em encontrar professores compromissados com a educação e com um olhar sensível para com os seus alunos e vale ressaltar que é bonito de se ver também alunos com uma relação respeitosa e amigável com o professor.

Por isso compartilho com todos fotos dessa visita.



Professora Marizete Andrade Santos


Alunos da 7ª F / turno - Vespertino